Translate

sábado, 14 de julho de 2012

Tutorial – Aprenda a fazer uma cópia de segurança do seu MB525 (Full Backup – NANDROID)


Tutorial – Aprenda a fazer uma cópia de segurança do seu MB525 (Full Backup – NANDROID)

Você que gostaria de se aventurar no mundo dos “BETA Tester’s”, testando novas Custom ROM’s, que são lançadas no Mercado Móvel dia-a-dia, ou até mesmo aquele aplicativo/jogo que é incompatível, que “por sorte”, você encontrou um tutorial explicando como rodá-lo em seu aparelho, porém, tem medo de acabar “estragando” e/ou não gostando das modificações feitas? A hora é agora, faça um BACKUP COMPLETO do estado atual do seu aparelho e teste a vontade o que você quiser.


Ter sempre um backup a disposição quando algo não vai bem com o seu Smartphone, é sempre uma boa pedida, não é mesmo? Eu quem o diga, sempre testando novas Custom ROM’s, MOD’s, Updates, jogos e aplicações, não poderia deixar de repassar essa dica à todos os leitores e usuários deste Site. Então, vamos as explicações básicas de todo o procedimento.
Seguinte, pra quem não sabe o significado da palavra NANDROID, ela vem basicamente da união de NAND+ANDROID, NAND é usado para nomear a memória interna do seu aparelho e ANDROID é todo o sistema operacional que envolve o seu aparelho. Agora você já sabe o porquê do “Full Backup”, se chamar NANDROID, né! :b
Muitas pessoas usam outros métodos de backup, como o Titanium Backup por exemplo, o que não deixa de ser uma ótima opção, porém, ele faz o backup das informações contidas no aparelho e não faz do Sistema Operacional em si, quem usa Custom ROM’s, sabe bem o que é isso, né? O trabalho que dá toda vez que vamos mudar de ROM só para testá-la, hahaha.
Então, só pra concluir, o que irei mostrar para vocês hoje, é como se faz um Backup Completo do seu aparelho (Sistema Operacional Android (ex. CM7) + Memória do Aparelho (ex. configurações, aplicativos, jogos, contatos, mensagens, etc., desde que estejam todos na memória interna do aparelho) de forma simples e muito rápida.

Aconselho você a ler todo o conteúdo deste Post, antes de efetuar qualquer procedimento em seu aparelho, asseguro-lhe que é tudo muito simples e rápido, claro, se você tiver todos os pré-requisitos que iremos necessitar daqui a pouco.

REQUISITOS:
Android 2.2 ou+, caso não tenha, CLIQUE AQUI!
Espaço Livre no SDCard (recomendo ter mais de 1GB)
Mas você pode ver isso, indo até as Configurações do Aparelho > Armazenamento > Armazenamento Interno, nesse espaço você consegue ter uma base de quanto deve ser o espaço mínimo que você pode disponibilizar no seu SDCard.
Acesso ROOT; caso não tenha, CLIQUE AQUI!
ClockWorkRecovery; caso não tenha, CLIQUE AQUI!


DOWNLOAD OPCIONAL:
Eu costumo usar sempre o ROM Manager para gerenciar todos os meus Backup’s no celular. Você pode baixar o aplicativo aqui:
ROM Manager Premium v5.0.0.8
MediaFire: Download
Via Box: Download
Via GoogleDrive: Download
Via DropBox: Download


PROCEDIMENTO:
Fazendo o Backup:
- Instale o aplicativo ROM Manager na memória do Celular.
- Abra ele, rolando a tela abrirá assim:
.
.
.
.
.
- Agora o Procedimento é todo manual, fique atento à todos os passos.
- Selecione a opção “Reiniciar para a Recuperação” no Aplicativo Rom Manager:
1)
2)
- Aguarde seu celular entrar no “Boot Menu Recovery”.
- Selecione a Opção “Backup and Restore”.
- Depois selecione a opção “Backup All”.
- Agora aguarde seu celular fazer Backup completo do seu sistema e das suas informações.
- Agora selecione a opção “Reboot System Now”.
Pronto o Backup do seu aparelho está completo.


Organizando seus Backups (Opcional):
1) Abra o aplicativo ROM Manager:
2) Selecione a opção
3) O meu aparece assim, porque eu já deixei configurado, mas o seu aparecerá com a Data e a Hora em que o backup foi realizado, você pode deixar assim, ou fazer como está o meu (eu faço assim, pois estou testando várias coisas, fica mais fácil para eu me achar depois, hahaha.)
- Selecione o Backup que você quer Editar, ele ficará assim:
RESTAURAR: Só funciona se você tiver a versão paga do aplicativo, que aí você poderia restaurar seus backups através dela, caso você selecione essa opção, teu aparelho tentará restaurar, mas irá dar um erro, nada significante, basta selecionar a
opção “Reboot system now”.

RENOMEAR: Como o próprio nome já diz… Eu uso no intuito de me achar dentre os meus backup’s, :)

EXCLUIR: Caso você queira excluir seu backup, é só selecionar essa opção.


Restaurando um Backup:
Quase o mesmo procedimento para fazer o Backup, abra o ROM Manager:
1)
2)
3)
- Abrirá a tela do “Bootmenu Recovery”:
1) Vá até a opção “Backup and Restore”.
2) Depois selecione a opção “Restore ( System & Data)”
3) Confirme a operação, selecionando “Yes…”
3) Agora é só selecionar a opção “Reboot System Now”.


Pronto, agora que você já sabe como fazer o backup completo do estado atual do seu Smartphone, fique a vontade para testar e instalar novos aplicativos no seu aparelho, qualquer sinal de problema, é só restaurar o backup criado e ser feliz, :) .
Dica: Todo backup que criamos, é armazenado no seu cartão na pasta “ClockWorkMod”, procure salvar uma cópia dele em algum lugar de fácil acesso no seu computador também, caso seu cartão dê algum erro.

Pessoal, esse tutorial foi feito especialmente para o MB525 (DEFY), mas poderá funcionar no seu aparelho, caso você já tenha o ROOT (SU) e o ClockWorkMod (Recovery) instalados no seu Celular.
Qualquer dúvida, sugestão, Link OFF, entre em contato.


Read more: http://eusouandroid.com/tutorial-aprenda-a-fazer-uma-cpia-de-segurana-do-seu-mb525-full-backup-nandroid/#ixzz20eUegUy3

Nenhum comentário:

Postar um comentário